Catecumenato - Jovens e Adultos

    A Paz esteja contigo e com os seus.....
    Seja Bem Vindo/a!

    Amigos e amigas no sentindo de explicar essa experieência de fé que é realizada na catequese, através da Inicição e re-iniciação à Vida Cristã,  estamos expondo alguns textos que possam nos ajudar a alargar o nosso entendimento sobre essa experiência.
    Entendemos que a melhor forma de explicar essa experiência é "lançar mão" do magistério da Igreja, por isso temos, abaixo,  algumas citações retiradas do Novo catecismo...
    Aproveite e venha participar desta "Experiência de Fé".....


    Catecumenato é uma experiência de Fé!
    Catecumenato é uma experiência de Fé! Não é “cursinho” para receber sacramentos. Não temos aula, professor, prova nem aluno. Em aula aprende-se. Mas o que se aprende, não necessariamente se pratica. Numa experiência de fé, já se vai praticando o bem que se aprendeu. A afirmação de Tertuliano, se era válida para os primeiros anos da Igreja, é mais atual ainda no século XXI: “Ninguém nasce cristão, só o é quem se converte”. (III séc.)
    Nos primeiros cinco séculos da Igreja, o catecumenato era um período de Iniciação progressiva na fé, na vivência cristã e na vida comunitária, para quem desejasse fazer parte da comunidade dos/as seguidores/as de Cristo.
    O catecumenato é um espaço de tempo em que os candidatos aos sacramentos da Iniciação Cristã recebem formação, por meio da catequese, distribuída por etapas e integralmente transmitida, e se exercitam praticamente na vida cristã. É, também, um espaço para a re-iniciação à vida cristã de todos/as aqueles/as que se afastaram do rebanho e estão retornando para a vida de comunidade. Todos/as podem participar desta caminhada, mesmo aqueles/as que já tenham os sacramentos, pois a necessidade de uma formação permanente na fé, exige de nós uma resposta ao apelo da Santa Igreja manifestada em seus documentos, como a citação abaixo presente no documento da Catequese Renovada: sempre mais se impõe para que haja "uma educação permanente da fé que acompanhe o ser humano  por toda a vida e se integre em seu crescimento global" (CR129)
                É claro que temos muito ainda a explicar sobre esta experiência de fé que é o catecumenato: como acontece, suas etapas, enfim, como realizamos esta caminhada. No sentindo de dar continuidade a esta explicação, queremos aqui convidá-lo/la para participar dos encontros que acontecem: toda quarta-feira às 20H na capela ou todo domingo às 16H na Matriz.
    Lembre-se, as portas estão sempre abertas e como não é “cursinho” não tem período de inscrição, você pode se inserir na caminhada a qualquer momento.
    Esperamos por você!

    A INICIAÇÃO CRISTÃ
  1. Tornar-se cristão, eis algo que se realiza desde os tempos dos apóstolos por um itinerário e uma iniciação que passa por várias etapas. Este itinerário pode ser percorrido com rapidez ou lentamente. Dever sempre comportar alguns elementos essenciais: o anúncio da Palavra, o acolhimento do Evangelho acarretando uma conversão, a profissão de fé, o Batismo, a efusão do Espírito Santo, o acesso à Comunhão Eucarística.
  2. Esta iniciação tem variado muito ao longo dos séculos e de acordo com as circunstâncias. Nos primeiros séculos da Igreja a iniciação cristã conheceu um grande desenvolvimento com um longo período de catecumenato e uma seqüência de ritos preparatórios que balizavam liturgicamente a caminhada da preparação catecumenal e que desembocavam na celebração dos sacramentos da iniciação cristã.
  3. Quando o Batismo das crianças se tornou amplamente a forma habitual da celebração deste sacramento, esta passou a ser um único ato que integra de maneira muito resumida as etapas prévias à iniciação cristã. Por sua própria natureza, o Batismo das crianças exige um catecumenato pós-batismal. Não se trata somente da necessidade de uma instrução posterior ao Batismo, mas do desabrochar necessário da graça batismal no crescimento da pessoa. E o lugar próprio do catecismo.
  4. O Concílio Vaticano II restaurou, para a Igreja latina, "o catecumenato dos adultos, distribuído em várias etapas". Encontram-se tais ritos no Ordo initiationis christianae adultorum (Ritual da iniciação cristã dos adultos). O Concílio por sua vez permitiu que, "além dos elementos de iniciação fornecidos pela tradição cristã", fossem admitidos "em terras de missão estes outros elementos de iniciação cristã, cuja prática constatamos em cada povo, na medida em que possam ser adaptados ao rito cristão".
  5. Hoje em dia, portanto, em todos os ritos latinos e orientais, a iniciação cristã dos adultos começa desde a entrada deles no catecumenato, para atingir seu ponto culminante em uma única celebração dos três sacramentos: Batismo, Confirmação e Eucaristia. Nos ritos orientais a iniciação cristã das crianças começa no Batismo, seguido imediatamente pela Confirmação e pela Eucaristia, ao passo que no rito romano ela prossegue durante os anos de catequese, para terminar mais tarde com a Confirmação e a Eucaristia, ápice de sua iniciação cristã.

Diretório Nacional de Catequese
" Sempre mais se impõe para que haja "uma educação permanente da fé que acompanhe o ser humano  por toda a vida e se integre em seu crescimento global" (CR129)

Nenhum comentário:

Postar um comentário