segunda-feira, 12 de novembro de 2012


PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - RAMOS - RJ
MISSÃO CONTINENTAL 

 CONVOCAÇÃO PARA A TODA A INICIAÇÃO CRISTÃ - CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS

  • FORMAÇÃO: 17/11 - 09H - MATRIZ
  • MISSÃO CONTINENTAL - 08H / MISSA DE ENVIO
  • CAFÉ PARTILHADO

terça-feira, 10 de abril de 2012

Oitava da Páscoa - Entrevista com o Assessor de Liturgia da CNBB Pe. Gustavo Haas

Oitava da Páscoa - Entrevista com o Assessor de Liturgia da CNBB Pe. Gustavo Haas 


Oitava da Páscoa

Oitava da Páscoa

Fonte: Site da CNBB
Os oito primeiros dias do tempo pascal formam a oitava da Páscoa. Poderíamos chamá-los também de “pequena oitava”, em confronto com a “grande oitava” das sete semanas, sem, contudo, querermos diminuir com isto, a sua importância. Seus primórdios, entendidos como um período celebrado com liturgia especial, remontam, no mínimo, ao começo do século IV, e mesmo até à segunda metade do século III, como é fácil de deduzir das homilias recém-descobertas de Astério Sofita sobre os salmos. Astério chama o dia da oitava de “segundo ‘oitavo dia’”.
A liturgia desta oitava era marcada não só pelo mistério pascal, como também pela consideração para com os neobatizados que durante as celebrações diárias da eucaristia eram introduzidos mais profundamente nos mistérios dos sacramentos da iniciação, recebidos na noite da Páscoa. As homilias pascais de Astério, já mencionadas, podem ser apontadas como o exemplo mais antigo de tais “catequeses mistagógicas” de que temos conhecimento. As mais famosas, entretanto, são as cinco catequeses de Cirilo (João?), bispo de Jerusalém, da segunda metade do século IV, e os escritos “De mysteriis” (Sobre os mistérios) e “De sacramentis” (Sobre os sacramentos), da autoria de Ambrósio. Segundo Agostinho, a oitava da Páscoa é uma “ecclesiae consensio”, um costume unânime da Igreja, tão antigo quanto a Quadragesis (a Quaresma). Os fiéis deviam suspender seus trabalhos nesses dias, e tomar parte nas cerimônias diárias.
Esta semana era chamada antigamente também “semana branca” ou “semana das vestes brancas”. No Oriente é conhecida também como semana da renovação. Inicialmente ela só terminava no domingo, o qual, por isso, tinha o nome de domingo das vestes brancas (domingo in albis). A partir do século VII, as vestes brancas dos neófitos eram depostas já no sábado, em conseqüência da antecipação da celebração da noite pascal para o Sábado Santo.
Os cânticos de entrada da oitava de Páscoa da liturgia romana, executados pelo coro à entrada dos neófitos em vestes brancas, eram enfaticamente sintonizados com a presença dos recém-batizados e proclamavam a salvação por eles recebida. Assim lemos (ainda hoje) na segunda-feira: “O Senhor vos introduziu na terra onde correm leite e mel: e sua lei esteja sempre em vossos lábios, aleluia!”; na terça-feira: “Deu-lhes a água da sabedoria, tornou-se a sua força...”; na quarta-feira: “Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do reino...”; na quinta-feira: “Senhor, todos louvaram, unânimes, a vossa mão vitoriosa...”; na sexta-feira: “O Senhor conduziu o seu povo na esperança e recobriu com o mar seus inimigos”; no sábado: “O Senhor fez seu povo sair com grande júbilo; com gritos de alegria, os seus eleitos, aleluia!”; e por fim, no domingo branco (domingo in albis): “Como crianças, recém-nascidas, desejai o puro leite espiritual para crescerdes na salvação, aleluia!

Adolf Adam
(in O Ano Litúrgico, Paulinas, 1982, pag. 86-87
)

Retirado do Site da CNBB

sexta-feira, 23 de março de 2012

Vivendo a Semana Santa

Vivendo a Semana Santa
A Semana Santa é o grande retiro espiritual das comunidades eclesiais, convidando os cristãos à conversão e renovação de vida. Ela se inicia com o Domingo de Ramos e se estende até o Domingo da Páscoa. É a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

DOMINGO DE RAMOS - A celebração desse dia lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, aonde vai para completar sua missão, que culminará com a morte na cruz. Os evangelhos relatam que muitas pessoas homenagearam a Jesus, estendendo mantos pelo chão e aclamando-o com ramos de árvores. Por isso hoje os fiéis carregam ramos, recordando o acontecimento. Imitando o gesto do povo em Jerusalém, querem exprimir que Jesus é o único mestre e Senhor.

2ª A 4ª FEIRAS – Nestes dias, a Liturgia apresenta textos bíblicos que enfocam a missão redentora de Cristo. Nesses dias não há nenhuma celebração litúrgica especial, mas nas comunidades paroquiais, é costume realizarem procissões, vias-sacras, celebrações penitenciais e outras, procurando realçar o sentido da Semana.

Tríduo Pascal

O ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal (ou Tríduo Sacro) que se inicia com a missa vespertina da Quinta-feira Santa e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado Santo. Os três dias formam uma só celebração, que resume todo o mistério pascal. Por isso, nas celebrações da quinta-feira à noite e da sexta-feira não se dá a bênção final; ela só será dada, solenemente, no final da Vigília Pascal.

QUINTA-FEIRA SANTA - Neste dia celebra-se a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. A Eucaristia é o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, que se oferece como alimento espiritual.

De manhã só há uma celebração, a Missa do Crisma.

Na quinta-feira à noite acontece a celebração solene da Missa, em que se recorda a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. Nessa missa realiza-se a cerimônia do lava-pés, em que o celebrante recorda o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus apóstolos. Esse gesto procura transmitir a mensagem de que o cristão deve ser humilde e servidor.

Nessa celebração também se recorda o mandamento novo que Jesus deixou: “Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei.” Comungar o corpo e sangue de Cristo na Eucaristia implica a vivência do amor fraterno e do serviço. Essa é a lição da celebração.

SEXTA-FEIRA SANTA - A Igreja contempla o mistério do grande amor de Deus pelos homens. Ela se recolhe no silêncio, na oração e na escuta da palavra divina, procurando entender o significado profundo da morte do Senhor. Neste dia não há missa. À tarde acontece a Celebração da Paixão e Morte de Jesus, com a proclamação da Palavra, a oração universal, a adoração da cruz e a distribuição da Sagrada Comunhão.

Na primeira parte, são proclamados um texto do profeta Isaías sobre o Servo Sofredor, figura de Cristo, outro da Carta aos Hebreus que ressalta a fidelidade de Jesus ao projeto do Pai e o relato da paixão e morte de Cristo do evangelista João. São três textos muito ricos e que se completam, ressaltando a missão salvadora de Jesus Cristo.

O segundo momento é a Oração Universal, compreendendo diversas preces pela Igreja e pela humanidade. Aos pés do Redentor imolado, a Igreja faz as suas súplicas confiante. Depois segue-se o momento solene e profundo da apresentação da Cruz, convidando todos a adorarem o Salvador nela pregado: “Eis o lenho da Cruz, do qual pendeu a salvação do mundo. – Vinde adoremos”.

E o quarto momento é a comunhão. Todos revivem a morte do Senhor e querem receber seu corpo e sangue; é a proclamação da fé no Cristo que morreu, mas ressuscitou.

Nesse dia a Igreja pede o sacrifício do jejum e da abstinência de carne, como ato de homenagem e gratidão a Cristo, para ajudar-nos a viver mais intensamente esse mistério, e como gesto de solidariedade com tantos irmãos que não têm o necessário para viver.

Mas a Semana Santa não se encerra com a sexta-feira, mas no dia seguinte quando se celebra a vitória de Jesus. Só há sentido em celebrar a cruz quando se vive a certeza da ressurreição.

VIGÍLIA PASCAL - Sábado Santo é dia de “luto”, de silêncio e de oração. A Igreja permanece junto ao sepulcro, meditando no mistério da morte do Senhor e na expectativa de sua ressurreição. Durante o dia não há missa, batizado, casamento, nenhuma celebração.

À noite, a Igreja celebra a solene Vigília Pascal, a “mãe de todas as vigílias”, revivendo a ressurreição de Cristo, sal vitória sobre o pecado e a morte. A cerimônia é carregada de ricos simbolismos que nos lembram a ação de Deus, a luz e a vida nova que brotam da ressurreição de Cristo.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Hino a São José

4ª Peregrinação Nacional das Famílias e o 2º Simpósio da Família. "A FAMÍLIA: O TRABALHO E A FESTA."


Nos dias 28 e 29 de abril de 2012, realizar-se-á, em Aparecida (SP), a 4ª Peregrinação Nacional das Famílias e o 2º Simpósio da Família, ambos como tendo como tema principal, "A FAMÍLIA: O TRABALHO E A FESTA."


Palestrantes:
A Família e o Trabalho: Dr. Marcio Pochmann
A Família e a Festa: Pe. Zezinho scj

Além de eventos musicais e mensagens dos bispos presentes.
Venha na casa da Mãe refletir e rezar pela e em Família.
Programação: 28 de abril
2º. Simpósio Nacional da Família
- Acolhimento – Dom Petrini
- Celebração
- Apresentações musicais e mensagens dos bispos presentes
- Família e Trabalho - Márcio Pochmann (IPEA)
- Almoço (por conta de cada participante)
- Conceito de Família e Festa - Pe. Zézinho
- Apresentações musicais e mensagens dos bispos presentes
- Encerramento do Simpósio com a Missa do Encontro: Pais e Filhos, 18h –   dom Eduardo Pinheiro da Silva, Presidente da Comissão Episcopal para Juventude
- Terço Luminoso
Missas: 29 de abril
- 5h30
- 8 horas
- 10 horas (principal da Peregrinação)
- 12 horas,
- 14 horas,
- 16 horas,
- 18 horas.
Concomitantemente ao Simpósio acontecerá um evento especial para os filhos (jovens), promovido pelo grupo “Caixa de Ferramentas” setor juventude. Durante o Encontro eles trabalharão com jovens e a Cultura mediática

Reflexão e Benção do dia - Padre José Kalapura - (19/03)

"QUANDO ACORDOU, JOSÉ FEZ CONFORME O ANJO DO SENHOR HAVIA MANDADO." (Mt 1,24)
 
Meus queridos,
Hoje celebramos a festa de São José, padroeiro da nossa Igreja católica. José significa: "Deus acrescenta ou cumula de bens." Os evangelistas não citam uma só palavra de José, que aparece como um homem do silêncio, escondido, humilde. Mas é um homem do trabalho para sustentar sua família, um homem reto,       h onesto obediente, de fé profunda, inteiramente disponível à vontade de Deus. Fazia tudo conforme a vontade de Deus. É alguém que amou, creu e esperou em Deus contra toda esperança.Vivamos seus exemplos e virtudes em nossa vida.

PELA INTERCESSÃO DE SÃO JOSÉ, DEUS ABENÇOE NOSSAS FAMÍLIAS!

UM BOM INÍCIO DA SEMANA. ABRAÇOS.


domingo, 18 de março de 2012


COLOCA AÍ NA AGENDA!!

 


Visita a exposição da Tarsila do Amaral – Percurso Afetivo

QUERO AGRADECER A TODOS E TODAS QUE PARTICIPARAM, QUE SE ENVOLVERAM NO NOSSO ENCONTRO-PASSEIO DESTE SÁBADO (17/03) NA EXPOSIÇÃO DA TARSILA DO AMARAL.

SOMENTE VOCÊS PODEM FAZER A DIFERENÇA!

Visita ao CCBB - 17/03/2012

Tarsila do Amaral – Percurso Afetivo


NA PREPARAÇÃO!




ATENÇÃO PARA A AGENDA

ATENÇÃO PARA A AGENDA

24/03 -PRÓXIMO SÁBADO - ENSAIO PARA ENCENAÇÃO DA VIA SACRA - 15H CAPELA

31/03 – Encontro de Jovens na Jornada Diocesana da Juventude (Celebrando o Domingo de Ramos) Concentração às 14h, na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Os jovens são convidados a comparecerem a este encontro, em união com o Papa.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Reflexão e Benção do dia! - Padre José Kalapura

"AMARÁS O SENHOR TEU DEUS DE TODO TEU CORAÇÃO, DE TODA TUA ALMA, DE TODO TEU ENTENDIMENTO E COM TODA TUA FORÇA!"         (Mc 12,30)

Meus queridos,
Eis o primeiro mandamento na escala de valores. Colocar Deus acima de tudo e de todos. 
Amar significa fazer aquilo que Ele nos pede....
Fazer a Sua Vontade....
Viver a Sua Palavra....
Procuremos colocar Deus acima das nossa vidas, da nossa família, da nossa saúde, das nossas angústias, preocupações e acima de todas as pessoas que nós amamos. Eis o grande desafio para nós hoje........

TENHA UMA SEXTA-FEIRA ABENÇOADA!
 

quinta-feira, 15 de março de 2012

Reflexão e Benção do dia! - Padre José Kalapura

"QUEM NÃO ESTÁ COMIGO ESTÁ CONTRA MIM. E QUEM NÃO RECOLHE COMIGO DISPERSA!" (Mt 11,23)
Meus queridos,
Hoje Jesus nos convida para sermos seu aliados, para sermos do seu partido, para sermos do Seu time (com todo respeito aos torcedores dos times......rsrs...) e para sermos Seus colaborares e para apostar Nele. Pois Ele diz: quem não fizer isto dispersa, perde-se nas coisas da vida e do mundo. Estar com Jesus significa estar atentos em fazer tudo o que Ele nos diz.
JESUS ABENÇOE SEU DIA! ABRAÇOS.

Gravação de vídeo para a JMJ Rio2013 reúne mais de 200 voluntários no Santuário da Penha

Tem uma fala da nossa queridíssima Bruninha no meio do texto da reportagem. Leiam!